Recebi uma proposta de emprego melhor: o que fazer?

Diversas são as formas de motivar e valorizar o colaborador, desde salários, benefícios, incentivos, feedbacks, planos de carreira, entre outros. Mas nem sempre eles são os suficientes e outras empresas podem fazer propostas melhores que balançam e deixam dúvidas nos profissionais.

Se você está em uma empresa, e está procurando um novo emprego ou não, é natural que surja a dúvida de como lidar em caso de novas propostas, não é mesmo? Às vezes, no primeiro momento, a proposta parece muito tentadora, mas é preciso olhar para diversos aspectos.

Para te ajudar nesse ponto de virada importante de sua carreira, confira algumas dicas e itens para se pesar!

Considere os salários e benefícios

Não dá para negar que o salário e benefícios é um dos pontos que mais chamam a atenção para avaliar novas propostas. Dificilmente você vai sair do seu trabalho para um posto que pague menos do que você recebe agora, não é mesmo?

Portanto, não se iluda com o salário bruto do primeiro momento e reflita sobre ele. Pese os benefícios e entenda o que pode fazer falta e o que seria melhor dentro dessa nova proposta.

Algumas empresas eliminam diversos benefícios para aumentar o salário. Isso pode valer a pena ou não, por isso, é preciso colocar seus gastos na ponta do lápis e pensar de forma financeira e organizada.

Além disso, pense também sobre a distância do emprego para sua casa e mudanças que isso pode refletir em sua rotina.

Olhe a perspectiva de carreira

Além do salário, reflita sobre a oportunidade de crescimento. Mesmo que um salário seja alto, será que ele ficará assim por longos tempos ou você terá chances de crescer em sua função.

É importante pesquisar sobre as reais possibilidades e chances de plano de carreira dentro da nova proposta.

Conheça suas motivações

Muitos profissionais não têm grandes objetivos ou não sabem para onde ir com suas carreiras e isso pode ser crucial e determinar escolhas não são corretas a longo prazo. Entender suas reais motivações profissionais é importante para dar o passo de trocar de emprego e aceitar novas propostas.

Quero aceitar a proposta: o que fazer?

Você já considerou todos esses pontos que citamos e realmente achou a proposta melhor do que seu emprego atual e quer aceitar, como fazer? Muitas pessoas se sentem nervosas, pressionadas e com medo de pedir demissão para ir para outros lugares.

Mesmo que isso ainda seja uma preocupação e tabu entre as relações entre empregados e empregadores, é importante tomar como um caminho natural da vida e da carreira.

Converse com seu chefe

Não há outro caminho que não ser sincero e transparente. Chame seus superiores para a conversa e abra o jogo. Não é preciso dar detalhes, mas é importante contar sobre a proposta e sobre o que te fez aceitar.

Fale um pouco sobre seus planos para o futuro e para carreira e demonstre o que te fez entender que a próxima empresa pode te ajudar a alcançar esses objetivos.

Além disso, ressalte as conquistas que teve no local, demonstre como esse momento foi importante para a carreira e como pretende manter a relação para sempre que necessário.

Não mentir ou inventar histórias é essencial para sair de portas abertas. É claro que um funcionário não é obrigado a ficar em nenhum trabalho, mas é bacana respeitar o tempo e entrega que já houve no lugar e ter consideração ao informar esse rompimento.

Dê feedback

Aproveite o momento da saída e tenha uma conversa sincera com os gestores ou RH, se isso for bem aceito no ambiente. Dê sugestões para o setor e comente sobre suas situações positivas e negativas dentro da empresa.

É claro que esse não é o momento de desabafar todo o descontentamento de tempos, mas sim de ser objetivo para que essa atitude seja valorizada como oportunidade de crescimento.

Mas tenha tato a esse momento. Se o superior ficou muito insatisfeito com sua saída ou se a organização não tem a cultura de feedbacks, por exemplo, tentar dar uma opinião pode parecer prepotência. Portanto, faça apenas se o ambiente te favorecer

Pense na sua carreira

Se você gosta ou não do seu emprego, ambiente e das pessoas, é preciso se colocar em primeiro lugar, afinal, a carreira, sonhos e objetivos são seus. Se a nova proposta te coloca mais alinhado às suas expectativas e metas pessoais e profissionais, não tenha medo de arriscar.

Muitos profissionais perdem boas oportunidades por terem medos de deixar o “seguro” das empresas que já estão. Pense na segurança, mas não deixe bons momentos escapar.

Você já se encontrou nessa situação? Aproveite nossas dicas e pense na sua carreira e em você antes de qualquer coisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.