O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Assim, é muito importante buscar formas de desenvolver diferenciais para o momento de disputar uma oportunidade. Entre as opções para isso estão adquirir proficiência em outro idioma ou fazer um curso técnico, por exemplo. Para isso, é interessante, inclusive, buscar saber quais são os cursos profissionalizantes que mais empregam.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Roberto Marinho, 77% dos jovens com idade entre 14 e 17 anos desconhecem o ensino técnico. Logo, eles estão perdendo uma grande oportunidade de se profissionalizar para o mercado de trabalho.
Esse tipo de formação é uma opção interessante para quem deseja incrementar o currículo e impulsionar a carreira. Isso porque os cursos profissionalizantes e técnicos têm duração reduzida em comparação com bacharelados e licenciaturas, por exemplo.
Além disso, diversas áreas têm grandes demandas de profissionais que podem ocupar as oportunidades de trabalho, possuindo diploma em uma formação profissionalizante.
Neste artigo, apresentaremos opções de cursos profissionalizantes que mais empregam. Continue lendo para saber quais são!
Cursos profissionalizantes que mais empregam
Para quem deseja impulsionar a carreira e ter mais chances no mercado de trabalho, os cursos técnicos e profissionalizantes são a melhor opção, uma vez que têm curta duração e a empregabilidade nas mais diversas áreas é bastante alta.
Além disso, são muitas as opções de formações em cursos profissionalizantes que mais empregam. Para ajudá-lo na escolha pela melhor alternativa, listamos aqueles que oferecem mais chances de ingressar no mercado de trabalho. Confira!
1 – Técnico em Enfermagem
Com uma carga horária de 1.800 horas, a formação de Técnico em Enfermagem é um dos cursos profissionalizantes que mais empregam. Este tem como objetivo formar profissionais habilitados a atuar com a recuperação de pacientes, além de prepara-los para procedimentos cirúrgicos.
O Técnico de Enfermagem pode atuar em instituições públicas de saúde mediante concurso público. Além disso, há oportunidades de trabalho em hospitais, clínicas, centros de reabilitação e laboratórios particulares.
2 – Técnico em Soldagem
O profissional que possui diploma de formação em um curso de Soldador encontra muitas oportunidades de trabalho no mercado formal. Isso porque o setor da indústria continua com números altos de geração de emprego.
A fim de aumentar as chances de uma rápida conquista de oportunidade de emprego como soldador, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar de programas de aprendizagem industrial nesta área. Estes costumam ter carga horária média de 800 horas.
Já os que concluíram o ensino básico podem ingressar no curso técnico de soldagem. Este, por sua vez, tem carga horária de 1.200 horas.
3 – Técnico em Administração
Entre os cursos profissionalizantes que mais empregam, podemos citar o Técnico em Administração. Com cerca de 1.000 horas/aula de duração, esta formação capacita os estudantes a desempenharem funções administrativas básicas, tais como:
- Elaborar relatórios e planilhas;
- Preparar pareceres técnicos, memorandos, atas de reuniões e ofícios;
- Auxiliar na elaboração de orçamentos e contratos;
- Levantar dados e informações;
- Atender o público da empresa;
- Entre outras.
Com este curso profissionalizante, é possível encontrar oportunidades em instituições públicas e privadas.
4 – Técnico em Mecânica
Como mencionamos, o setor da indústria tem apresentado crescimento contínuo e, desta forma, oferece oportunidades de trabalho em diversas áreas. Assim, o Técnico em Mecânica também está na lista dos cursos profissionalizantes que mais empregam.
Este, que habilita estudantes a atuar com a fabricação, instalação e montagem de máquinas industriais, tem a duração de 1.200 horas. A média salarial para o profissional em início de carreira nesta área é de R$ 2.200,00.
5 – Técnico em Segurança do Trabalho
Assim como o curso profissionalizante em Mecânica, esta formação técnica tem a duração aproximada de 1.200 horas. Nesta, o estudante adquire os conhecimentos necessários para assumir as responsabilidades de inspecionar o ambiente de trabalho e elaborar projetos que visem prevenir e evitar situações de risco.
Os profissionais que têm esta formação encontram oportunidades de emprego em empresas dos mais variados segmentos e portes, tanto no setor público, quanto no setor privado.
6 – Técnico em Eletrônica
O técnico em eletrônica possui conhecimentos sobre circuitos eletrônicos e sistemas eletrônicos, por isso consegue oportunidades de trabalho com facilidade em indústrias de diferentes segmentos. A carga horária da formação é de 1200 horas.
7 – Técnico em Logística
Por fim, para fechar a nossa lista de cursos profissionalizantes que mais empregam, vale destacar o curso de técnico em logística. Neste caso, os alunos aprendem tudo sobre as etapas do processo logístico, como compra de suprimentos, organização de estoque e controle de fluxo de mercadorias. O transporte e o acompanhamento das frotas de veículos também são temas abordados.
Considere as formações profissionalizantes indicadas acima, pois assim você aumenta suas chances de conseguir um emprego mais rápido. No entanto, não se esqueça que para se dar bem em uma carreira você também precisa ter vocação e interesse pela área.